Foto: Orlando Sierra |
Em busca de ampliar parcerias e abrir o mercado japonês para a carne bovina brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado (23) rumo ao Japão. Esta será a quinta visita de Lula ao país asiático. Após a passagem por Tóquio, ele seguirá para o Vietnã, que visita pela segunda vez.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a agenda oficial ocorrerá entre os dias 24 e 29 de março. Em Tóquio, o presidente pretende fortalecer a cooperação bilateral em diversas áreas e avançar em novos acordos comerciais — entre eles, a liberação da carne bovina e suína in natura brasileira no mercado japonês.
Segundo o ministro Paulo Moraes, diretor do Departamento de Japão, Península Coreana e Pacífico, o Japão ainda não importa carnes brasileiras, apesar de ser um grande consumidor desses produtos.
Outro tema de interesse do presidente é o aprofundamento do diálogo entre o Japão e o Mercosul — bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Lula também buscará atrair investimentos privados para o Brasil, com destaque para oportunidades em parcerias público-privadas.
O Japão é atualmente o nono maior investidor no Brasil. Além disso, o país abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 211 mil pessoas, enquanto o Brasil é lar da maior população de origem japonesa fora do Japão, estimada em 2 milhões de descendentes.
Após a visita ao Japão, Lula segue para o Vietnã com o objetivo de reforçar a parceria estratégica e aprofundar a cooperação econômica. O país asiático é hoje o quinto maior destino das exportações do agronegócio brasileiro e um dos principais produtores globais de café, arroz e produtos eletrônicos — setores com grande potencial de parceria com o Brasil.