Header Ads Widget

Covid-19: HRSAJ não tem mais leitos disponíveis


Saúde em SAJ à beira do colapso


De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a cidade de Santo Antônio de Jesus, 184km de Salvador, está com a rede pública de saúde “colapsada”. É a primeira vez
desde o início da pandemia que o município chega a essa condição. 

Com 10 leitos de UTI disponíveis para o internamento de pacientes positivados para a covid-19, o Hospital Regional (HRSAJ) apresenta lotação máxima, não comportando novos internamentos. Para o secretário de saúde do estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, a situação é preocupante. “Na gestão do ex-prefeito Rogério Andrade, havia uma metodologia que impedia o colapso. Foi criada uma central de monitoramento, que acionava a secretaria de saúde do estado à medida que um novo paciente era internado. Isso dava condição de encontrar uma UTI em Salvador disponível, e consequentemente nunca sobrecarregava o Hospital Regional, e hoje não tem mais isso”, disse. “O mais preocupante é que de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, apenas 6 pessoas estão internadas, sendo que 10 leitos estão ocupados”, disse o secretário. Para ele há uma “clara” divergência entre o que é divulgado e a realidade dos números. “A conta não fecha. A prefeitura de SAJ divulgou apenas 6 pacientes internados, mas no HRSAJ são 10 leitos já ocupados”, acrescentou Vilas Boas.

Procurada para falar sobre essa divergência, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio de sua assessoria de comunicação, não quis se pronunciar. “Divulgamos o que a secretaria de saúde do município manda”, disse um assessor que preferiu não ser identificado.

Para o secretário de Saúde, Leonel Cafezeiro, não há manipulação de dados. “Não estamos escondendo os números”, disse. Segundo Cafezeiro, a rede de saúde municipal já conta com novos espaços físicos para UTI, mas não tem equipamentos. “Infelizmente, o mais importante ainda não temos”, lamentou o secretário. 

UTI NO LUÍS ARGOLO

Na gestão do ex-prefeito Rogério Andrade foi firmada uma parceria com o Governo do Estado para a implantação de 10 leitos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19 no Hospital Luís Argolo. Para o secretário de saúde do estado, os motivos pelos quais os leitos ainda não estão funcionando são desconhecidos. “Não sei o que está acontecendo lá no município. Estava tudo certo na gestão passada”, finalizou o secretário.

LOCKDOWN 

Mesmo com a eminência da distribuição de vacinas no país, um possível lockdown não está descartado. “Estamos vendo o progresso da doença (covid-19) e no momento não podemos descartar nenhuma medida, nem mesmo o fechamento do comércio. A situação é preocupante”, finalizou o secretário de saúde Leonel Cafezeiro.